close up photo of hummingbird near flowers

Princípio quádruplo

Força é aquilo que faz mover: impulso, poder, domínio, esforço, firmeza, energia. Existem as forças de inércia, gravitacional, centrífuga e centrípeta, de atrito, elétrica, magnética e nuclear.

Nas artes marciais o princípio quádruplo do treinamento da força, ensina:

‘Diferenciar o real do aparente,
regular a respiração,
usar a mente e não a força bruta,
permanecer calmo e relaxado durante a ação’.

“A ênfase está no poder da mente e no fluxo intrínseco de energia.” (Wong Kiew Kit)

Quando estamos dando passos no caminho do autodesenvolvimento, percebendo e ajustando as coordenadas de nossas posturas, diálogos e movimentos, ter em conta o princípio quádruplo do treinamento da força pode evitar, neutralizar ou alterar positivamente muitas situações e circunstâncias.

Na maior parte das vezes é provável que tenhamos feito exatamente o oposto: supor, presumir, deixar crescer o irreal, ficar ofegante, ter pouco oxigênio, mostrar força física, alterar o tom de voz, ser invasivo e demasiado duro, ter nervosismo e tensão durante a ação. Isso acontece e deixa de acontecer em frações de tempo. Algumas dessas frações são longas o suficiente para comprometer nosso corpo, ambiente e relações. Lembrarmos do princípio quádruplo, memorizá-lo e torná-lo disponível é uma conquista com efeito balsâmico.

Deixe uma resposta