rainbow on sky over sea

Vivacidade

‘Houve tempos em que cada um de nós experimentou em sua vida uma sensação mais profunda de conexão, inteireza e pertencimento do que normalmente sentimos. O mais provável é que esses momentos extraordinários de sabedoria, amor e vivacidade mais profundas surgiram inesperadamente. Pare um instante para relembrar esses momentos especiais, quando se sentia mais plena…

Texto completo

Bondade e desvelo

‘O verdadeiro valor da meditação torna-se aparente com o passar do tempo, à medida que a bondade e o desvelo se transformam em uma segunda natureza. Quando aprendemos a nos libertar do palavrório extrínseco que tumultua a mente, descobrimos que a verdadeira natureza – o eu essencial – é um centro de consciência, paz e…

Texto completo

A ilusão de sua narrativa pessoal

‘A maioria das pessoas investe inconscientemente enorme quantidade de energia e atenção na organização do pensamento para manter a ilusão de sua narrativa pessoal. É mais provável, no entanto, que um meditador considere sua história de um modo mais leve, considerando sua natureza relativamente verdadeira ao mesmo tempo em que se mantém aberto para o…

Texto completo

Impermanência

‘O ser humano tem necessidade de coisas duradouras, constantes, permanentes. Isso nos dá segurança, tranquilidade, uma certeza de continuidade. É reconfortante saber que as coisas vão permanecer estáveis para sempre. Contudo, as estações do ano mostram que todas as coisas são mutáveis e nada é permanente. Ou, de outro modo, tudo é impermanente. O que…

Texto completo

Contínua transformação e organização de si mesmo

‘A Psicologia Formativa concebe o corpo como um processo vivo, subjetivo, evolutivo, em contínua transformação e organização de si mesmo. Somos criaturas corporificadas e passamos por uma série de formas ao longo da vida, um contínuo de transformações do nascimento à morte. Estas formas são parte de um processo organizador que “corporifica emoções, pensamentos e…

Texto completo

A definição de uma meta

‘Os hábitos diários e ações repetitivas são um aspecto decisivo do carma humano e merecem um exame constante. É falso pensar, como fazem os desatentos, que um indivíduo atarefado não pode mudar sua agenda. Pintar a si mesmo como “escravo da situação” é uma forma infantil de negação da responsabilidade. Os acomodados se colocam como…

Texto completo

Um trabalho humano e divino

‘Curo a minha família curando em mim a representação psicológica que tenho da minha infância, de minha mãe, meu pai, marido, filho, etc. Curo meu país e a humanidade cumprindo meus deveres e expandindo os níveis de honestidade, transparência e ética em minha vida. Isso se consegue avançando no autoconhecimento e no autoaperfeiçoamento. Não estamos…

Texto completo

Lentes do discernimento

‘Não reclamar da vida, não reclamar das circunstâncias, não reclamar de si mesmo, são três regras básicas no caminho do autoconhecimento.  Não ficar eufórico com a vida, não ficar eufórico com as circunstâncias, e não ficar eufórico consigo mesmo, são outras três regras básicas.  Uma sétima regra é:   “Ter metas claras e nobres e trabalhar por…

Texto completo
scenic view of clouds during dawn

O transitório e o permanente

‘Há ilusões pessoais, coletivas, científicas, espirituais, existem ilusões em todas as dimensões de ação humana. Olhando superficialmente o mundo vemos que grande parte dos indivíduos são ilusionistas, criando pequenos espetáculos circenses para si mesmos e os outros. Há ilusões criadas com a intenção de enganar o outro de forma a satisfazer ambições egoístas. Vemos isso…

Texto completo

O dever de outra pessoa é cheio de perigo

‘Talvez um dos problemas mais difíceis da era atual seja saber o que é importante, e o que não é; e decidir qual dos problemas que confrontam a humanidade deve receber atenção, e quais não devem; decidir, em resumo, exatamente onde deve-se definir os limites da batalha a ser travada na vida pessoal e individual.…

Texto completo

A prática revelada

‘Eu diria que a Prática de fato é minha escolha consciente para manter-me viva. Não quero dizer apenas vivendo – eu posso manter-me alimentada, protegida e vestida. Eu quero dizer realmente viva. Engajada, motivada, refletindo sobre mim, intuitiva, vivamente viva. Às vezes, é uma escolha feroz. Uma escolha dura. Mas eu tenho medo de carvão apagado. E eu confio profundamente no fogo da Prática para manter-me indo adiante.’

Read more

Texto completo

Meditações para os dias da semana

Cultivar a opinião corretaDar atenção aos processos que geralmente realizamos de modo descuidado e desatento. Prestar atenção nas próprias representações mentais. Só emitir pensamentos significativos. Aprender a distinguir o essencial do acessório, o eterno do efêmero, a verdade da mera opinião. Ao escutar o que diz o próximo, procurar ficar totalmente quieto interiormente e renunciar…

Texto completo
shallow focus photography of multicolored floral decor

As sete sagradas virtudes

Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias. Autossatisfação, simplicidade. Virtude da castidade, que se opõe à luxúria. Desprendimento, largueza. Dar sem esperar receber. Virtude da generosidade, que se opõe à avareza. Autocontrole, moderação. Constante prontidão para abster-se. Virtude da temperança, que se opõe à compulsão. Presteza, ética, decisão, concisão…

Texto completo

Gravidade e graça

Como uma máquina e como uma plataforma para a vida, o corpo humano é impecável. O único problema é que ele não leva você a lugar nenhum; ele brota da terra e retorna de volta para ela. Esses dois anseios — preservar e expandir — não são forças opostas. Isso não é o suficiente? Em…

Texto completo

Lentes, filtros e valores

Nossas convicções, também chamadas de crenças, são as lentes e os filtros que usamos para descrever e interpretar o que vemos e o que sentimos. A partir delas assumimos nossas posturas diante do que vivemos. É a forma como a realidade se apresenta no campo individual. Normalmente é um pensamento que temos e que repetimos…

Texto completo
calm body of water during golden hour

Meditações entoadas {áudios}

‘Se você tiver maestria sobre o som, também terá maestria sobre a forma ligada a ele.‘ Os cânticos meditativos estão presentes em muitas tradições desde os tempos conhecidos. Entoar preces, meditações e bendições é uma trilha amena que permeia infinitos caminhos para estados de calma, clareza, enlevo, amparo e auxílio – servidos a nós mesmos…

Texto completo

Biblio Desenvolvimento

‘Podemos ser escultores de nosso cérebro, se assim nos propusermos’ A leitura enriquece as conexões do nosso cérebro. À medida que adquirimos novos conhecimentos, o cérebro se transforma. O Biblio Desenvolvimento acontece através da leitura de livros, especialmente aqueles que têm potencial terapêutico e transformador. Esse processo contribui enormemente para a neuroplasticidade cerebral, que é…

Texto completo

Frente a frente

‘Mantenha um coração gentil’ Dez preceitos:1. Não abrigue ódio ou ciúme em seu coração! Não dê origem a pensamentos sombrios! Seja reservado no discurso e prudente nas transgressões! Mantenha seus pensamentos na lei divina! 2. Mantenha um coração gentil e não mate! Tenha pena e dê suporte a todos os seres vivos! Seja compassivo e…

Texto completo

Cuidado contigo mesmo

“Primeiro, conserva-te em paz, e depois poderás pacificar os outros. O homem apaixonado converte até o bem em mal, e facilmente acredita no mal. O homem bom e pacífico, ao contrário, faz com que tudo se converta em bem. Quem está em boa paz de ninguém desconfia; o descontente e perturbado, porém, é perseguido por…

Texto completo
gray concrete building during sunset

Fique atento

Shi-yan, quando desejava falar com seu mestre, sempre dizia para si mesmo: “Mestre!”E respondia para si mesmo: “Sim?”Então ele mesmo continuava: “Fique atento!”E ele respondia: “Sim, mestre!”“E, além disso”, ele completava, “não se deixe iludir pelos outros!”“Sim, sim, meu Mestre!”, ele afirmava para si.

Texto completo

Isso também passa

Um praticante foi até o seu professor de meditação, tristemente, e disse: “Minha prática de meditação é horrível! Ou eu fico distraído, ou minhas pernas doem muito, ou eu constantemente fico com sono. É simplesmente horrível!” “Isso passará”, o professor disse suavemente. Uma semana depois, o estudante retornou ao seu professor, eufórico: “Minha prática de…

Texto completo

Tendo estudado, pense

“As coisas que não devem ser feitas não devem sequer ser pensadas”. “O desvio deliberado dos princípios chama-se mal. Os desvios inadvertidos dos princípios chamam-se erros.” “Pensar tem o sentido de penetrar, aprender tem a função de confirmar. Quando se utiliza o pensar e o aprender, qual a senda que não será alcançada?” “Tendo estudado,…

Texto completo

A boa vontade

‘(…) compartilho agora mesmo a bem-aventurança e a lei da justiça com os seres que conheço, com os seres que não conheço, e os que conhecerei no futuro‘ ‘Om, Shanti. Evoco o melhor para os meus semelhantes, para meus colegas e cada ser que conheço. Espero que  vizinhos e pessoas com quem interajo se libertem das causas…

Texto completo

Empatia perfeita

‘Somente onde o Amor é perfeito, a Empatia é perfeita.’ “Os erros do próximo me ferem, e os açoites no próximo recaem sobre minha carne. Sou ferido com as dores de todas as criaturas, e meu coração é perfurado junto com o coração delas. Não há ofensa feita que eu não sofra, nem qualquer erro…

Texto completo

Símbolo da irmandade

‘Purifiquem seus corpos e não comam coisas mortas que tenham olhado com olhos vivos para a luz do Firmamento. Pois que o olho é o símbolo da irmandade entre vós. A visão é o sentido místico’. ‘Estão miseravelmente equivocados aqueles que esperam vida eterna, mas não afastam suas mãos do sangue e da morte.’ Clothed…

Texto completo

Tríplice meta

Descobrir, cultivar, despertar: A Tríplice Meta da Meditação ∴ Descobrir e transformar os hábitos mentais  limitadores que bloqueiam nosso pleno  potencial. ∴ Cultivar e manifestar ativa e mais plenamente nossa sabedoria, inteligência criativa, calma constante, equilíbrio, bondade amorosa e compaixão. ∴ Despertar para nossa verdadeira natureza. Trabalhamos em nós mesmos porque compreendemos que isso nos…

Texto completo

Conscienciosidade

Conscienciosidade de pensamento: a técnica preciosa. A principal causa de estresse para a maioria das pessoas decorre da ansiedade e das preocupações que elas mesmas geram; e, como o corpo reage igualmente a imagens mentais e sensoriais, aprender a monitorar e separar os pensamentos é um importante passo em direção à paz interior. Há uma…

Texto completo

Apelo

‘Sejam modestos, sejam generosos, tenham compaixão: assim morre o egoísmo.’ “Nós fazemos um apelo, portanto, a todos os que querem erguer-se e erguer os outros seres – humanos e animais – no sentido de que deixem de lado a rotina impensada da vida diária egoísta. Não pensamos que a Utopia possa ser construída em um…

Texto completo

O Território sóbrio da ética

‘Estou em harmonia com todos enquanto o sentimento é honrado, e a intenção, altruísta..’ ‘Vivo no território sóbrio da ética. Sou um com todos, no nível do que é sincero. O fogo do respeito pela verdade me defende. Nada tenho em comum com quem quer que seja no plano do erro intencional: rejeito vícios, afasto falsidades, elimino…

Texto completo
delicate agrostis nebulosa plant growing in forest in evening

A presença

“Não é pelo marido em si que o marido é amado, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] no marido, que o marido é amado. Não é pela esposa em si que a esposa é amada, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] na esposa, que a esposa é amada. Não…

Texto completo
bird bird of prey adler raptor

A fórmula dos cinco caracteres

‘Mente tranquila, corpo ágil, energia plena, força total e consciência presente.’ Se pudermos registrar a fórmula dos cinco caracteres e deixá-la ao alcance do pensamento teremos boas chances de discernir com mais lucidez entre o que deve e o que não deve ser feito, alcançado, almejado, dito ou não dito, e também com qual ritmo,…

Texto completo
close up photo of hummingbird near flowers

Princípio quádruplo

Força é aquilo que faz mover: impulso, poder, domínio, esforço, firmeza, energia. Existem as forças de inércia, gravitacional, centrífuga e centrípeta, de atrito, elétrica, magnética e nuclear. Nas artes marciais o princípio quádruplo do treinamento da força, ensina: ‘Diferenciar o real do aparente,regular a respiração,usar a mente e não a força bruta,permanecer calmo e relaxado…

Texto completo
pagoda in gray scale shot

Se existem, onde estão?

Um orgulhoso guerreiro, chamado Nobushige, foi até o Mestre Hakuin, e perguntou-lhe: — Se existe um paraíso e um inferno, onde estão? — Quem é você? — perguntou Hakuin. — Eu sou um samurai! — o guerreiro exclamou. — Você? Um guerreiro? — riu-se Hakuin. — Que espécie de governante teria tal guarda? Sua aparência…

Texto completo